domingo, 24 de julho de 2011

Atividade 2.3 - Criação de um Hipertexto

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Através de hipertextos é possível ter um acesso facilitado ao conhecimento, diminuindo o tempo gasto para uma pesquisa. A World Wide Web (conhecida como web ou www) é o sistema de hipertexto mais conhecido.

Atividade 2.2 -Navegue (individualmente), começando pelos hipertextos disponíveis

Não percebi nenhuma diferença, ambas as formas de navegação chegam a mesma conclusão. Também não senti dificuldade alguma para voltar as páginas iniciais.

Atividade 2.1 - o que é hipertexto?

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


Através de hipertextos é possível ter um acesso facilitado ao conhecimento, diminuindo o tempo gasto para uma pesquisa.

A World Wide Web (conhecida como web ou www) é o sistema de hipertexto mais conhecido

“Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web

Atv 1.6 Pesquisa sobre Trabalhos por projetos

Relatório sobre um artigo




A pesquisa da Abrapia, que foi realizada com alunos de escolas de Ensino Fundamental do Rio de Janeiro, apresenta dados como o número de crianças e adolescentes que já foram vítimas de alguma modalidade de bullying, que inclui discriminação, difamação e isolamento. O objetivo do estudo é ensinar e debater com professores, pais e alunos formas de evitar que essas situações aconteçam. “A pesquisa que realizamos revela que 40,5% dos 5.870 alunos entrevistados estão diretamente envolvidos nesse tipo de violência, como autores ou vítimas dele”, explica Aramis.

A denominação dessa prática como bullying, talvez até por ser um termo estrangeiro, ainda causa certa polêmica entre estudiosos do assunto. Para a socióloga e vice coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas — Brasil, Miriam Abramovay, a prática do bullying não é o que existe no país. “O que temos aqui é a violência escolar. Se nós substituirmos a questão da violência na escola apenas pela palavra bullying, que trata apenas de intimidação estaremos importando um termo e esvaziando uma discussão de dois anos sobre a violência nas escolas”, opina a coordenadora.

Mas, tenha o nome que tiver, não é difícil encontrar exemplos de casos em que esse tipo de violência tenha acarretado consequências graves no Brasil.

Atividade 1.4 - Tecnologia na minha escola



ATV1.2 Incluir no Diário de Bordo Registrando a própria reflexão

1.2 Maria José: A tecnologia oferece uma grande contribuião neste processo facilitando a realização das atividades propostas e motivando ambas as partes nas descobertas instrutivas. Além disso pode-se realizar diversas atividades por meio da tecnologia, através de pesquisas e trabalhos, fazendo com que os alunos fixem o conteúdo de uma forma mais prazerosa e inovadora, descobrindo que a internet é uma ótima forma de obter conhecimento.


domingo, 10 de julho de 2011

Ativ 2-5 - PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

Fichamento




1.Nome do Programa:



O que é bullying?



2.Áreas do Conhecimento envolvidas:



Psicologia educacional, sociologia, psicopedagogia e orientação educacional.



3.Descrição



A aula sobre o tema: “O que é bullying” baseia-se no Bullying, que é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. A partir dessa relação, pode-se demonstrar, utilizando as ferramentas tecnológicas (internet, Datashow), a ruptura as consequências psicológicas causadas tanto no agressor como na vítima

sábado, 9 de julho de 2011

ATV 1.3 Postar no Fórum

Atv. 1-3 Maria José Segundo Ladislau Dowbor as tecnologias são importantes se souberem utilizá-los. As escolas dispõem dessas tecnologias, mas a sua utilização geralmente não está englobando todas as vantagens que poderia proporcionar se utilizadas de forma mais adequada. A aprendizagem dos professores, gestores e alunos para o uso das tecnologias geralmente se baseia em conhecimentos diversos, não tendo participado de cursos de formação para o manuseio e melhor utilização dessas ferramentas. Os professores e gestores devem ter consciência que o uso das tecnologias permite transformar o ensino e melhorar a aprendizagem do aluno.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

ATIVIDADE 1.1 Quem sou como professor e aprendiz?

ativ 1.1 maria jose: Sou uma professora que procura envolver os alunos despertando a curiosidade deles sobre o teMA abordado, tento prepará-los para os novos sistema culturais, mostrando-lhes informação sobre esses novos sistemas culturais. Busco interagir com os alunos ouvindo suas idéias, assim como ouço idéias dos meus colegas, juntos nós fazemos mudanças na nossa forma de ensino com intenção de melhorar a educação de nosso país, o que é muito bom para todos.